Aqui você busca e encontra os cursos livres presenciais na sua unidade ou na Estácio mais próxima de você.

[CURSO ONLINE] NEURODESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA

O Curso de atualização Online: Neurodesenvolvimento e aprendizagem na primeira infância: experiências interdisciplinares na saúde tem a finalidade de contribuir com a formação de profissionais de saúde que compreendam, acompanhem e realizem o processo de diagnóstico precoce de possíveis transtornos/disfunções ou particularidades no neurodesenvolvimento/aprendizagem a fim de potencializar o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo, afetivo e a aprendizagem social/acadêmica das crianças com transtornos e atrasos em seu neurodesenvolvimento.
O desenvolvimento e a aprendizagem são processos de transformações contínuas e que se inter-relacionam entre si a todo momento, especialmente durante as experiências tão características da primeira infância (0 a 7 anos). Esses primeiros anos de vida, compreendendo os períodos sensório-motor e pré- operatório, são de fundamental importância para toda e qualquer criança por possibilitar/gerar as bases e os arcabouços mais importantes para a continuidade de suas transformações cognitivas, sensório-motoras, afetivas e sociais ao longo de toda a sua infância; repercutindo na adolescência e vida adulta.

Diferenciais:
> Corpo docente formado por profissionais altamente especializados com certificações nacionais e internacionais.
> Dinâmica interdisciplinar para discussão da aprendizagem.
> Estude online, ao vivo, com transmissão síncrona.
Desenvolvimento e Aprendizagem nos primeiros 7 anos de vida.
Compreensão teórica sobre o processo típico de desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros 7 anos de vida, caracterizando o período sensório- motor e pré-operatório.
Sinais, Sintomas e Comportamentos dos Principais Transtornos que acarretam o neurodesenvolvimento e aprendizagem infantil durante os primeiros 7 anos de vida.
Definição e Compreensão dos quadros diagnósticos, comorbidades e acompanhamento clínico.
Compreensão sobre a importância dos diagnósticos diferenciais e realizados em equipe interdisciplinar em transtornos que possuem sinais e sintomas semelhantes
Avaliações e Intervenções Interdisciplinares nos Transtornos do neurodesenvolvimento e aprendizagem infantil.
Conceituação e Compreensão sobre as avaliações, tratamentos e terapias para os transtornos que afetam o neurodesenvolvimento e aprendizagem infantil: TEA, TDL, DPS e TDC, Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, TDA/TDAH.
Terapias, Criança, Família e Inserção Social: a inter-relação com o desempenho funcional do Sujeito
Discussão e compreensão sobre a importância de manter a integralidade e inter-relação entre todos os aspectos, contextos e desempenhos de uma criança com algum transtorno no neurodesenvolvimento e aprendizagem.

Corpo Docente:
Ana Luiza de A. C. Andreotti: Mestre em Psicologia Experimental e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres - WPS/Southern University of California. Curso Prático Avançado em Práxis - Spiral Foundation Boston EUA. Especialização no Conceito Neuroevolutivo Bobath.
Giovana Martini: Terapeuta Ocupacional. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. Especialista em Terapia da Mão pelo HC(FCM-USP). Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia (USC)(5328). Formação no Método HWTEARS. Advanced Mentored Clinician in Sensory Processing Disorder, níveis 1 e 2 (Hands-on Advanced Treatment) com as terapeutas Robyn Chu e Lisa Porter. Refining Praxis Intervention for Children with SPD: Intensive Mentorship Program, com a T.O. Teresa May-Benson.
Juliana Venezian: Psicanalista (Fórum do Campo Lacaninano - SP). Pós-graduada em Psicologia em Unidades Básicas de Saúde. Experiência em psicologia escolar, intervenção precoce na clínica com bebês com quadro de risco psíquico. Grupo de pesquisa psicanalítica teórico-clínica do Campo Lacaniano. Clínica psicanalítica dirigida, especialmente às crianças e suas famílias.
Kátia Badin:Mestranda em Ciências da Educação: Educação Especial. Fonoaudióloga do Setor de Psiquiatria da Infância na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Natasha Senço: Psiquiatra. Pós-graduada em Princípios e Práticas em Pesquisa Clínica pela Universidade de Harvard. Pesquisadora do Projeto para Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivos IPQ-FMUSP.
Teresa Ruas:Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação Especial. Doutora em Ciências da Saúde. Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres pela CLASI. Organizadora e Autora do Livro Prematuridade Extrema: Olhares e Experiências, Manolle, 2016. Autora de diversos artigos, capítulos de livros e matérias sobre os temas que permeiam os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil.

Público Alvo:
Profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, etc. Estudantes dos cursos de saúde que estejam no último período.

Curso online:
As aulas acontecerão, na modalidade online, com aulas síncronas, ao vivo.

Período do curso:
De 05/11 a 17/12/2020. Aulas semanais às quartas e quintas-feiras das 19h às 22h
Inscrições até 22/10

Carga Horária: 39 horas

Forma de pagamento:
12x sem juros
Condições especiais alunos, egressos e docentes Estácio,FACID e SJT
CURSO DISPONÍVEL EM 1 UNIDADE
PERÍODO: 05/11/2020 - 17/12/2020
LOCAL:
RUA BISPO, Nº 83, BAIRRO RIO COMPRIDO, 83
RIO DE JANEIRO/RJ
HORÁRIOS: 19:00 ÀS 22:00
Todas as quartas e quintas-feiras
CARGA HORÁRIA: 39 h
VALOR: R$ 1.800,00